Maremoto é o fenômeno que ocorre quando um epicentro de um terremoto se localiza em uma região oceânica, fazendo assim com que o volume das águas oceânicas seja agitado. Essa agitação origina a formação de ondas que atingirão o litoral, podendo chegar até a altura de 12 metros, semelhantemente a um maremoto que ocorreu no Japão em virtude de um tremor no Chile.
Os maiores efeitos dos maremotos ocorrem no Oceano Pacífico, uma vez que nos Oceanos Atlântico e Índico, podem até ocorrer, no entanto seus efeitos são limitados, uma vez que as medidas de altitude das ondas nestes oceanos e a diferença de nível entre suas marés não são superiores a 30 cm. Devido a esse fator, quando ocorre um maremoto, as ondas não chegam a ultrapassar 3 metros.
Já no Oceano Pacífico, além de ser o maior do planeta, é mais elevado do que os demais, favorecendo o agravamento dos efeitos dos maremotos. O tsunami da Ásia em 2004, por exemplo, foi ocasionado por um terremoto de 8.9 pontos na escala Richter, provocando ondas de 10 metros de altura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário